Resumo: A literacia financeira é a capacidade de compreender e utilizar eficazmente diversos conceitos financeiros, como gestão de dinheiro, orçamento, poupança, investimento e endividamento. No contexto do ensino superior, esta competência é fundamental para ajudar os estudantes a tomar decisões financeiras conscientes e sustentáveis ao longo da sua vida académica e futura carreira profissional.
Dominar noções básicas como planear um orçamento mensal, evitar o sobre-endividamento, perceber o funcionamento dos créditos e dos juros, e compreender a importância da poupança e da constituição de um fundo de emergência, são passos essenciais para alcançar estabilidade financeira.
Neste workshop, os participantes serão convidados a refletir sobre os seus hábitos financeiros, adquirir ferramentas práticas para gerir melhor os seus recursos e ganhar autonomia na tomada de decisões económicas informadas e responsáveis.
Formadora: Natacha Silva é Doutorada em Economia Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela, tem Diploma de Estudos Avançados (DEA) na área científica de Economia, com tema na área das "Finanças Públicas”, é Licenciada em Gestão. É Docente Universitária nas áreas de Gestão e Economia desde 2012. Exerceu funções na área da Gestão das quais se destacam: Diretora da Qualidade; Diretora Financeira; Gestora de Logística; Formadora. É autora e coautora de artigos publicados em conferências internacionais e revistas internacionais indexadas com double blind review. Atualmente é membro integrado na UNIAG – Applied Management Research Unit, e membro colaborador do REMIT - Research on Economics, Management and Information Technologies. É também revisora de revistas indexadas. Recentemente desenvolveu a sua investigação em projetos com Financiamento Competitivo da União Europeia e faz parte da rede COST.