O projeto Drop-in - Integração e Sucesso Académico dos Estudantes do Instituto Politécnico de Bragança
O projeto Drop-in tem como objetivo contribuir para a integração dos estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, a promoção do sucesso académico, com atividades focadas na monitorização do sucesso académico, no combate ao abandono escolar e na melhoria dos resultados académicos através da adoção de metodologias pedagógicas baseadas na prática.
- Mentorias para a integração e acompanhamento dos novos estudantes
- Observatório do sucesso académico
- Linha de apoio a estudantes em risco de abandono escolar
- Tutorias pedagógicas
- Desenvolvimento de cursos abertos online em áreas fundamentais da formação
- Capacitação dos docentes em metodologias pedagógicas baseadas na prática para a promoção do sucesso académico
- Sistema de avaliação contínua e digital dos resultados de aprendizagem
MENTORIAS
Destina-se aos estudantes do 1.º ano que ingressam no IPB. É-lhes atribuído um Mentor (estudante do curso no 2.º ou 3.º ano ou mesmo de Mestrado) que o ajuda na integração na academia e na cidade e que o acompanha desde a sua matrícula.
O Mentor dá informações e pode esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da escola, do curso, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e serviços de ação social. Pode ajudar igualmente na integração na cidade e no meio social e cultural.
Também pode aconselhar sobre o seu percurso académico e sobre a eventual necessidade de recorrer ao acompanhamento académico em algumas unidades curriculares do curso, dentro da segunda vertente deste programa.
Atividades de Receção e Integração
Semana de Receção aos Estudantes Internacionais 2022/2023
20 a 26 de fevereiro de 2023
Guia de Boas Vindas aos Novos Alunos: https://mentoringacademy.ipb.pt/boasvindas
Workshops Mentoring Academy
Workshops destinados aos estudantes para o desenvolvimento de competências transversais fundamentais para o mercado de trabalho (soft skills).24 de maio de 2023 às 14h30 - "Gestão Emocional" - Dr.ª Sandra Ferreira
1 de maio de 2023 às 18h00 - "Gestão do tempo" - Professor João Paulo Pereira, IPB.
Quem se pode candidatar a Mentor?
- Estudantes do 2.º ano dos CTESP (para tutorias nos CTESP)
- Estudantes do 2.º e 3.º ano da Licenciatura
- Estudantes de Mestrado
TUTORIAS PEDAGÓGICAS
As tutorias (acompanhamento e apoio pedagógico) são desenvolvidas com o apoio voluntário de estudantes, docentes no ativo, docentes jubilados, alumni e outros colaboradores (Tutores), que reúnam condições pedagógicas para apoio a estudantes (Tutorandos) que se candidatem voluntariamente à iniciativa.
Os tutores apoiam os tutorandos, no sentido de que estes possam ultrapassar as suas dificuldades nas Unidades Curriculares (UC), aconselhando quanto a métodos de estudo, ajudando com apoio pedagógico na resolução de exercícios, problemas ou outras atividades realizadas no âmbito das UC em que o tutorando apresente maiores dificuldades, de modo a contribuir para o sucesso académico e social, aumentar a motivação e diminuir o abandono escolar.
Inscrição para ter Tutorias (apoio pedagógico) Inscrição de tutores
Quem se pode candidatar a Tutor?
- Estudantes do 2.º ano dos CTESP (para tutorias nos CTESP)
- Estudantes do 2.º e 3.º ano da Licenciatura
- Estudantes de Mestrado
- Docentes no ativo ou aposentados
- Investigadores
- Funcionários
- Outros membros da comunidade académica
Atividades de Receção e Integração
Semana de Receção aos Estudantes Internacionais 2022/2023
20 a 26 de fevereiro de 2023
Guia de Boas Vindas aos Novos Alunos: https://mentoringacademy.ipb.pt/boasvindas
Workshops de Capacitação Pedagógica
- A Capacitação Pedagógica será realizada através de workshops e oficinas colaborativas com vista à partilha de boas práticas pedagógicas de implementação de metodologias e tecnologias que promovam o sucesso académico dos estudantes.
- Próximas Ações
- 08/11/2023 (16H-17H30) | Integridade Académica, Prof. João Paulo Aires (*)
- 29/11/2023 (16H-17H) | Testes Online e Lockdown Browser, José Rufino e Paulo Alves
- 07/12/2023 (16H-17H30) | Uso do Turnit-in para a deteção de plágio em relatórios e dissertações, Clarisse Pais e Paulo Alves (*)
- 11/01/2024 (14H30-16H) | Ativa-te com Matemática - Experiência com Metodologias Ativas, Ana Isabel Pereira (*) organização em colaboração com os Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB
- Ações Realizadas
- 29/06/2023 (16H-18H) | Active Learning no IPB – Partilha de experiências de implementação de metodologias ativas, Instituto Politécnico de Bragança
- 21/06/2023 (16H-18H) | Active Vibrations and Waves - Implementação de métodos de ensino-aprendizagem ativos - Isabel Catarino, Universidade Nova de Lisboa
- 14/06/2023 (16H-18H) | ChatGPT – Evolução ou revolução? Impacto das ferramentas de inteligência artificial no ensino e na ciência – Pedro João Rodrigues, IPB
- 13/06/2023 (09H30‐12H30 e 14H-17H) | Active learning – Reflexão e próximos passos - Sofia Sá
- 31/05/2023 (16H-18H) | Oficinas colaborativas sobre testes online do IPB.Virtual e Respondus LockDown Browser – José Rufino e Paulo Alves, IPB
- 24/05/2023 (16H-18H) | Oficinas colaborativas sobre testes online do IPB.Virtual – José Rufino e Paulo Alves, IPB
- 18/05/2023 (10H-11H30 e 14H-15H30) | Active learning Follow‐up II, Sofia Sá
- 17/05/2023 (16H-18H) | Abandono no Ensino Superior - Leandro S. Almeida & Joana Casanova, Universidade do Minho
- 26/04/2023 (16H-18H) | Miro: Uma Ferramenta Potenciadora de Motivação para Estudantes e Professores – João Paulo Almeida, IPB
- 13/04/2023 (10H‐11H30 e 14H-15H30) | Active learning Follow‐up I - Sofia Sá
- 16/03/2023 (9H30- 2H30, 14H-17H) | Active learning ‐ Planificação e estruturação de atvidades - Sofia Sá
- 15/02/2023 (16H-18H) | Avaliação Digital - Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial - 15 de fevereiro (16H00 - 18H00) - Paulo Alves, José Rufino e Pedro João Rodrigues