Os Mentores da Mentoring Academy e Projeto Drop-in@IPB estão sempre disponíveis para ajudar na integração dos novos alunos.

Contacta-nos na Mentoring Academy

O projeto Drop-in - Integração e Sucesso Académico dos Estudantes do Instituto Politécnico de Bragança

O projeto Drop-in tem como objetivo contribuir para a integração dos estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, a promoção do sucesso académico, com atividades focadas na monitorização do sucesso académico, no combate ao abandono escolar e na melhoria dos resultados académicos através da adoção de metodologias pedagógicas baseadas na prática.

  • Mentorias para a integração e acompanhamento dos novos estudantes
  • Observatório do sucesso académico
  • Linha de apoio a estudantes em risco de abandono escolar
  • Tutorias pedagógicas
  • Desenvolvimento de cursos abertos online em áreas fundamentais da formação
  • Capacitação dos docentes em metodologias pedagógicas baseadas na prática para a promoção do sucesso académico
  • Sistema de avaliação contínua e digital dos resultados de aprendizagem

MENTORIAS

Destina-se aos estudantes do 1.º ano que ingressam no IPB. É-lhes atribuído um Mentor (estudante do curso no 2.º ou 3.º ano ou mesmo de Mestrado) que o ajuda na integração na academia e na cidade e que o acompanha desde a sua matrícula.

O Mentor dá informações e pode esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da escola, do curso, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e serviços de ação social. Pode ajudar igualmente na integração na cidade e no meio social e cultural.

Também pode aconselhar sobre o seu percurso académico e sobre a eventual necessidade de recorrer ao acompanhamento académico em algumas unidades curriculares do curso, dentro da segunda vertente deste programa.

Atividades de Receção e Integração

Semana de Receção aos Estudantes Internacionais 2022/2023

20 a 26 de fevereiro de 2023

Guia de Boas Vindas aos Novos Alunos: https://mentoringacademy.ipb.pt/boasvindas

 

Workshops Mentoring Academy

Workshops destinados aos estudantes para o desenvolvimento de competências transversais fundamentais para o mercado de trabalho (soft skills).

24 de maio de 2023 às 14h30 - "Gestão Emocional" - Dr.ª Sandra Ferreira
1 de maio de 2023 às 18h00 - "Gestão do tempo" - Professor João Paulo Pereira, IPB.

Quem se pode candidatar a Mentor?

  • Estudantes do 2.º ano dos CTESP (para tutorias nos CTESP)
  • Estudantes do 2.º e 3.º ano da Licenciatura
  • Estudantes de Mestrado

Inscrição de Mentores

TUTORIAS PEDAGÓGICAS

As tutorias (acompanhamento e apoio pedagógico) são desenvolvidas com o apoio voluntário de estudantes, docentes no ativo, docentes jubilados, alumni e outros colaboradores (Tutores), que reúnam condições pedagógicas para apoio a estudantes (Tutorandos) que se candidatem voluntariamente à iniciativa.

Os tutores apoiam os tutorandos, no sentido de que estes possam ultrapassar as suas dificuldades nas Unidades Curriculares (UC), aconselhando quanto a métodos de estudo, ajudando com apoio pedagógico na resolução de exercícios, problemas ou outras atividades realizadas no âmbito das UC em que o tutorando apresente maiores dificuldades, de modo a contribuir para o sucesso académico e social, aumentar a motivação e diminuir o abandono escolar.

Inscrição para ter Tutorias (apoio pedagógico) Inscrição de tutores

Quem se pode candidatar a Tutor?

  • Estudantes do 2.º ano dos CTESP (para tutorias nos CTESP)
  • Estudantes do 2.º e 3.º ano da Licenciatura
  • Estudantes de Mestrado
  • Docentes no ativo ou aposentados
  • Investigadores
  • Funcionários
  • Outros membros da comunidade académica

Inscrição de Tutores

Atividades de Receção e Integração

Semana de Receção aos Estudantes Internacionais 2022/2023

20 a 26 de fevereiro de 2023

Guia de Boas Vindas aos Novos Alunos: https://mentoringacademy.ipb.pt/boasvindas

Workshops de Capacitação Pedagógica

  • A Capacitação Pedagógica será realizada através de workshops e oficinas colaborativas com vista à partilha de boas práticas pedagógicas de implementação de metodologias e tecnologias que promovam o sucesso académico dos estudantes.

  • Próximas Ações
  • 08/11/2023 (16H-17H30) | Integridade Académica, Prof. João Paulo Aires (*)
  • 29/11/2023 (16H-17H) | Testes Online e Lockdown Browser, José Rufino e Paulo Alves
  • 07/12/2023 (16H-17H30) | Uso do Turnit-in para a deteção de plágio em relatórios e dissertações, Clarisse Pais e Paulo Alves (*)
  • 11/01/2024 (14H30-16H) | Ativa-te com Matemática - Experiência com Metodologias Ativas, Ana Isabel Pereira
  • (*) organização em colaboração com os Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB

  • Ações Realizadas
  • 29/06/2023 (16H-18H) | Active Learning no IPB – Partilha de experiências de implementação de metodologias ativas, Instituto Politécnico de Bragança
  • 21/06/2023 (16H-18H) | Active Vibrations and Waves - Implementação de métodos de ensino-aprendizagem ativos - Isabel Catarino, Universidade Nova de Lisboa
  • 14/06/2023 (16H-18H) | ChatGPT – Evolução ou revolução? Impacto das ferramentas de inteligência artificial no ensino e na ciência – Pedro João Rodrigues, IPB
  • 13/06/2023 (09H30‐12H30 e 14H-17H) | Active learning – Reflexão e próximos passos - Sofia Sá
  • 31/05/2023 (16H-18H) | Oficinas colaborativas sobre testes online do IPB.Virtual e Respondus LockDown Browser – José Rufino e Paulo Alves, IPB
  • 24/05/2023 (16H-18H) | Oficinas colaborativas sobre testes online do IPB.Virtual – José Rufino e Paulo Alves, IPB
  • 18/05/2023 (10H-11H30 e 14H-15H30) | Active learning Follow‐up II, Sofia Sá
  • 17/05/2023 (16H-18H) | Abandono no Ensino Superior - Leandro S. Almeida & Joana Casanova, Universidade do Minho
  • 26/04/2023 (16H-18H) | Miro: Uma Ferramenta Potenciadora de Motivação para Estudantes e Professores – João Paulo Almeida, IPB
  • 13/04/2023 (10H‐11H30 e 14H-15H30) | Active learning Follow‐up I - Sofia Sá
  • 16/03/2023 (9H30- 2H30, 14H-17H) | Active learning ‐ Planificação e estruturação de atvidades - Sofia Sá
  • 15/02/2023 (16H-18H) | Avaliação Digital - Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial - 15 de fevereiro (16H00 - 18H00) - Paulo Alves, José Rufino e Pedro João Rodrigues
POCH